O mês continua com novos comunicados de montadoras de suspensões parciais ou totais de suas unidades, as justificavas são ajustes à demanda e falta de semicondutores, abaixo segue um cronograma das paralisações. No caso da Renault seu retorno foi hoje.
Nesse cenário um tanto quanto confuso, mas esperado, vamos avaliar a parcial de vendas do mês de março.
O setor de automóveis e comerciais leves vendeu até o dia 17 de março 91.438 unidades, este volume representa um crescimento de 18,47% em relação ao mesmo período do ano anterior e um aumento de 9,96% ante o mês de fevereiro.
A média diária de vendas nesses 13 dias úteis é de 7.034 veículos, os dados atuais projetam vendas para o mês de março entre 162 mil até 169 mil unidades, obviamente ficamos condicionados as disponibilidades de montadoras e concessionárias.
As vendas acumuladas totalizaram até sexta-feira 341.652 veículos, registrando um crescimento na parcial de 7,82% ante 2022, a projeção para o fechamento do trimestre é entre 412 mil até 420 mil veículos.
A modalidade do varejo vendeu até o dia dezessete 47.825 veículos, anotando uma queda de 1,40% em relação ao mês anterior e um crescimento de 3,36% ante o mesmo período do ano de 2022.
O atacado impulsionado pelas compras das locadoras anota um crescimento em relação ao ano anterior de 41,11% e 25,86% na comparação com o mês de fevereiro.
O crescimento tímido do varejo nesse início de ano está obrigando as montadoras a ajustar suas linhas de produção a demanda, com paralisações e cancelamentos de turnos.
Os concessionários relatam que os principais entraves para o fechamento das negociações estão sendo, queda nas avaliações dos veículos usados, juros altos, estoques desajustados com a demanda e reajustes de preços.
O momento difícil do varejo exige dos gestores uma necessidade de avaliação diária dos indicadores de performance, para uma readequação das estratégias de vendas, é necessário rever as atuais estruturas e processos, pois a chave mudou e muitas concessionárias ainda não perceberam, mas esse é assunto para outro artigo.
Já as montadoras permanecem com a estratégia que dura mais de dois anos em focar seus esforços em produtos com maior valor agregado, conforme já ressaltamos essa estratégia permitiu as fábricas e concessionárias a sua sustentabilidade financeira em um momento de crise provocada pela pandemia, mas limitou a capacidade de reação do mercado, preços altos, perda de poder aquisitivo e falta de produtos de entrada, expulsaram consumidores das concessionárias e alguns sem opção mudaram inclusive para veículos duas rodas.
Temos que relembrar que a ABLA refez suas projeções de compras para o ano 2023, a entidade do setor de locação baixou o volume de 700 mil para 550 mil unidades, esse volume fica abaixo do realizado no ano de 2022 (575 mil veículos).
COMPARATIVO DE MARCAS – VENDAS MENSAIS
Poucas mudanças no ranking de marcas mais vendidas, a liderança permanece com a Fiat, suas vendas mensais são de 21.469 unidades, o que representa um crescimento de 22,83% em relação ao ano anterior, no acumulado a marca italiana registra um crescimento de 13,45%. Suas vendas mensais estão concentradas 63,78% no atacado, seu principal modelo de vendas é a Fiat/Strada.
A GM segue com seu ciclo de recuperação, seu novo lançamento a GM/Montana tem um ótimo início, suas vendas parciais já correspondem a 13,19% do total vendido pela marca em março, a paralização de sua unidade de SJC está vai comprometer parcialmente seu desempenho no mês de abril.
A VW fecha o trio do mês, seu novo lançamento está tendo uma boa aceitação em vários Estados, as vendas acumuladas da marca anotam um crescimento de 48,03%, em relação ao péssimo desempenho do mesmo período do ano anterior, seu desempenho de abril, também deve ser comprometido pela paralisação de uma de suas unidades.
A japonesa Toyota mantém o seu ritmo, a marca vendeu até a última sexta-feira 9.185 unidades, no acumulado do ano ela está registrando uma crescimento de 3,13%, seu modelo mais vendido é o Toyota/Corolla Cross.
A Hyundai também vai paralisar sua unidade de Piracicaba pelo período de quinze dias, a marca coreana teve um evento nesse último final de semana que segundo os concessionários teve bons resultados, vamos torcer para que esses números impulsionem as vendas da marca no mês, suas vendas acumuladas caem 18,29% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Nas marcas Premium a liderança no acumulado é da BMW, seguida pela Volvo e fecha o trio mais distante a Mercedes Benz.
Destaque para o crescimento das vendas acumuladas da Volvo, que registra um aumento de 100,99% ante o mesmo período do ano anterior.
A Porsche ficou com a terceira posição na parcial do mês de março e registra um crescimento no acumulado de 78,94%.
A RAM com suas pick-ups médias e grandes anota um crescimento no ano de 402%, totalizando 1.894 vendas.
Nos próximos tópicos vamos apresentar o ranking de modelos mais vendidos no mês, com análise por modalidade de vendas e comparativo do acumulado, vamos também apresentar os modelos mais vendidos em oito Estados.
Outras análises serão feitas no fechamento do mês, desejo boas vendas e muita cautela nesse universo de notícias preocupantes.
RANKING DE MODELOS MAIS VENDIDOS
RANKING DE MODELOS POR ESTADOS