Vendas de autos elétricos e híbridos encerra 2023 com crescimento de 90,59%

10 minutos de leitura

Autor Marcelo Cavalcante de Lima

email consultores.cavalcante@gmail.com

Em 2023 o setor de automóveis e comerciais leves eletrificados encerrou o ano com vendas totais de 93.965 unidades, esse volume representa um crescimento de 90,59% em relação ao ano anterior.

O setor ficou desde o ano 2016 com isenção do imposto de importação para veículos 100% elétricos e com redutor nas alíquotas para modelos híbridos (2% até 4%), mesmo com esse considerável benefício o setor ficou por quase três anos com vendas insignificantes, muitas montadoras desperdiçaram a grande oportunidade.

Em setembro de 2019 a Toyota lançava no Brasil o Corolla Sedan Híbrido, o setor fecharia pela primeira vez com vendas anuais acima de 10 mil unidades, no ano seguinte impulsionados pela chegada de uma politica eletrificada da Volvo e com o crescimento de vendas do Toyota Corolla o mercado venderia 19.745 veículos, sendo 12.883 modelos da Toyota e 3.300 da marca Volvo.

Em 2021 o mercado ganhava novos modelos e a Toyota lançava o Corolla Cross versão híbrida, foram vendidos no ano 34.990 unidades, dessas 19.775 da japonesa Toyota e 7.591 da Volvo, a BMW acelerava suas importações, vendendo no ano 2.502 veículos eletrificados. No dia 18 de agosto de 2021 a GWM anunciava a compra da fábrica da Mercedes do Brasil. Em novembro de 2021 a BYD nomeava sua primeira concessionária no Estado de São Paulo.

No ano de 2022 as marcas Premium passaram a importar mais modelos eletrificados, a Toyota encerrava o ano estável com 20.750 vendas, a Caoa Chery com parte da produção local venderia 6.841 unidades, a BYD e GWM ampliavam suas nomeações para a comercialização de seus produtos em nova escala, o ano encerrava com 49.303 unidades.

Chegamos finalmente ao ano de 2023, o ano encerra com vendas de quase 94 mil unidades, vamos analisar o resultado por marcas, modelos e tipo de tecnologia.

O veículos 100% elétricos venderam em no ano 19.302 veículos, o que representa um crescimento de 127,89% e o segmento de híbridos 74.663, anotando um crescimento de 82,85%.

Parte desse resultado é creditado as quase 30 mil unidades comercializadas pelas duas chinesas a BYD com 17.043 e a GWM com 11.475, as marcas Premium com rede de distribuição no Brasil venderam juntas 23.828 veículos, a Volvo cresceu 55,28% com vendas totais de 8.180.

A Toyota fechou o ano na liderança das marcas eletrificadas mais vendidas com 21.043 unidades, 95% desse volume é produzido no Brasil, a confiabilidade dos produtos da japonesa foi fundamental para alavancar as vendas e romper as barreiras que surgem com as novas tecnologias. Seu crescimento moderado em 2023 é natural em um mercado que passou a oferecer uma grande gama de novos modelos, a marca também é destaque por ser a primeira a produzir híbridos com tecnologia flex.

A Caoa Chery também teve destaque no resultado do ano de 2023 com vendas totais de 11.844 unidades o que representa um crescimento de 73% em relação ao ano de 2022, a marca tem produção local dos modelos Tiggo 5X e Tiggo 7X, ambos com tecnologia Flex, com vendas totais de 6.132 unidades o que representa 52% de suas vendas de eletrificados. Enquanto o setor registrou um forte crescimento à partir do segundo semestre a Caoa Chery anotou recuo, a sensação que ficou foi de parada para ajustes.

Muitas marcas dormiram nesse último ano, algumas inclusive pioneiras em trazer para o Brasil modelos eletrificados, a Renault fechou o ano com apenas 630 vendas, registrando um queda de 47,63%, a Nissan vendeu 370 veículos, dessas 151 foram realizadas em dezembro.

A JAC é outro mistério fechando o ano com apenas 793 vendas e registrando uma queda de 15,82%.

MARCAS E MODELOS ELÉTRICOS

Fechamento de ano é sempre momento de comemorar, principalmente quando você encerra o último mês do ano com um resultado que supera todas as projeções mais otimistas, em dezembro foram vendidos 6.008 veículos 100% elétricos, esse volume equivale a 31% do total vendido em 2023, o acumulado fechou com 19.302 vendas e registrou um crescimento de 127,89%.

O modelo mais vendido dos elétricos foi o BYD/Dolphin com 2.248 vendas em dezembro e 6.809 no acumulado.

A segunda posição do mês foi do BYD/Seal com 857 unidades, no acumulado ele fechou o ano na 4.ª posição com 1.040 registros.

O lançamento GWM/Ora ficou com a terceira posição nas vendas do mês de dezembro com 711 emplacamentos, no acumulado o modelo que iniciou oficialmente as vendas somente no final de agosto ficou com a 6.ª posição.

O Volvo XC40 foi o segundo mais vendido no acumulado com 1.802 vendas e a terceira posição ficou com o BYD/Yuan Plus com 1.756 registros.

No ranking de marcas elétricas a BYD ficou com a primeira posição vendendo 10.271 unidades 100% elétricas, fechando o ano com uma participação de 53%.

A vice liderança ficou com a Volvo com 2.632 unidades e fecha o trio dos elétricos a BMW com 1.132 registros e anotando um crescimento de 110%.

MARCAS E MODELOS HÍBRIDOS

O segmento de híbridos também fechou o último mês do ano com chave de ouro, vendendo 10.275 unidades, no acumulado foram emplacados 74.663 veículos híbridos, o que representa um crescimento de 82,85%.

O modelo mais vendido em dezembro foi o GWM/Haval 6 com 2.085 unidades, no acumulado ele ficou com a segunda posição com 10.703 registros, destacamos que o modelo iniciou oficialmente suas vendas somente no mês de maio.

A liderança dos modelos mais vendidos no acumulado do ano ficou mais uma vez com o Toyota/Corolla Cross com 12.115 vendas, no mês de dezembro ele ficou com a terceira posição.

O BYD/Song Plus foi o segundo modelo mais vendido em dezembro e ficou com a quarta posição no acumulado do ano.

O Toyota/Corolla foi o terceiro modelo mais vendido no ano com 7.885 unidades, em dezembro ele ficou na quarta posição com 757 emplacamentos.

A liderança entre as marcas híbridas mais vendidas é da Toyota com 21.043 unidades, a vice liderança ficou com a Caoa Chery com 11.695 e fecha o trio a GWM com 10.703.

VENDAS POR TIPO DE TECNOLOGIA

A tecnologia que mais vendeu em 2023 foi a PHEV, foram vendidos 32.203 unidades dos modelos híbridos plug-in, esse volume representa um crescimento de 222% em relação ao ano de 2022.

PROJEÇÃO

A Anfavea que representa os principais fabricantes do Brasil está projetando para o ano de 2024 um crescimento das vendas de eletrificados de 61%, estamos falando em aproximadamente 151 mil unidades. Uma média mensal de

A tecnologia HEV fechou 2023 com 7.810 e fechou com uma participação de 8,31%, temos 26 modelos com essa tecnologia comercializados em 2023, fora as suas sub versões.

PROJEÇÃO

A Anfavea que representa os principais fabricantes do Brasil está projetando para o ano de 2024 um crescimento das vendas de eletrificados de 61%, estamos falando em aproximadamente 151 mil unidades. Uma média mensal de 12.500 veículos, número factível principalmente se considerarmos o início das vendas nacionais da GWM e da penca de novas modelos que serão importados para o Brasil.

Se você está achando que os veículos eletrificados vão disparar seus preços nesse primeiro trimestre, está enganado, os três primeiros meses do ano virão carregados de promoções, inclusive poderemos ter surpresas positivas.

Na próxima semana vamos fazer um artigo específico do Programa Mover, que na teoria vai atrair novos investimentos para a descarbonização do setor.

Desejamos a todos uma ótima leitura.

Mais de vinte anos lidando com clientes, orientando negócios de maneira honesta e confiável, garantido sólidos relacionamentos comerciais. Especialista no desenvolvimento de equipes comerciais, financeiras e administrativas. Pós Graduado em Team Management pela FGV e em Recursos Humanos.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Lançamento da Zontes marca o ano de 2023

Próximo

Fechamento de vendas de automóveis e comerciais leves, ano 2023 - Brasil

Pular para o conteúdo