Vendas de elétricos e híbridos, fechamento da 1ª quinzena (Por Marcelo Cavalcante)

4 minutos de leitura

O segmento de elétricos e híbridos fechou a quinzena com 5.737 unidades, volume 5,63% abaixo do realizado na parcial de agosto, destacando que o setor de automóveis e comerciais leves está registrando crescimento de 2,59%.

A tecnologia 100% elétrica vendeu na quinzena 2.061 unidades, registrando crescimento de 0,88%, os modelos Plug-in caem em relação ao mês anterior 11,36% com vendas de 2.044 unidades.

Começamos o mês com a informação adicional de um grande volume de estoques de eletrificados, em tese pelo menos 4 marcas de maior volume não tem problemas de disponibilidade de produtos, dessas a BYD anota um crescimento de 1%, GWM recua 15,45%, Toyota cresce 2,13%, Volvo recua 39,49%.

Muitos concessionários reportaram quedas nos fluxos de loja, o que impacta nas vendas para o varejo, o segmento de veículos elétricos e híbridos não está isento dessas oscilações do mercado.

A disponibilidade é uma vantagem competitiva quando está lastreada dentro de uma projeção adequada de vendas, o excesso de estoque traz desafios adicionais as operações, como logística de transporte, necessidade de alugar novos espaços, problemas de estocagem, custos adicionais, pressão sobre preços.

Qualquer erro de estratégia comercial pode inclusive comprometer a rentabilidade das operações e a credibilidade das marcas.

Enquanto temos excedente de estoques em algumas marcas, temos falta de produtos de outras, como no caso da Caoa Chery que registrou queda de 70% nos modelos eletrificados.

A média diária do segmento foi melhor nos últimos três dias, sendo um indicador positivo para a segunda quinzena.

MODELOS ELÉTRICOS

O BYD/Dolphin Mini está liderando as vendas da quinzena com 918 vendas, registrando um crescimento de 7,87% ante o mês anterior, no acumulado já foram entregues 13.752 unidades.

Seu irmão maior está na segunda posição com 355 vendas, anotando uma queda de 6,58% em relação ao mês anterior, ficando claro a migração de parte de seus consumidores para a versão Mini, em agosto o modelo registrou queda de 28% ante o mês de julho.

Na terceira posição temos o Volvo EX30 com 149 entregas na quinzena, registrando queda de 31% em comparação com o mês de agosto.

MODELOS HÍBRIDOS

A liderança está com o BYD/Song com 858 vendas, registrando queda de 3,27% ante o mês anterior, suas novas versões estão participando com 45% das vendas da quinzena.

Na segunda posição temos o GWM/Haval 6 com 819 vendas, registrando queda de 13% em comparação com o mesmo período de agosto. A nova versão do modelo PHEV 19 está participando em 43% das vendas da quinzena.

Fecha o trio dos híbridos o Toyota/Corolla Cross com 526 entregas, registrando um crescimento de 2,53% ante o mês anterior.

A segunda quinzena promete ser de recuperação, as promoções já foram intensificadas nesse último final de semana, agora esperar novas parciais para outras análises.

Desejamos a todos boas vendas e excelentes negócios.

Mais de vinte anos lidando com clientes, orientando negócios de maneira honesta e confiável, garantido sólidos relacionamentos comerciais. Especialista no desenvolvimento de equipes comerciais, financeiras e administrativas. Pós Graduado em Team Management pela FGV e em Recursos Humanos.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Stellantis inicia a produção do Novo SUV Coupe Citroën Basalt no Polo Automotivo de Porto Real

Próximo

30 modelos mais vendidos na 1ª quinzena e ranking exclusivo de elétricos e híbridos