Por: Marcelo Cavalcante
O segmento de novas energias fechou a parcial de outubro com vendas de 8.667 unidades, esse volume representa um crescimento de 9,35% em comparação com o mês de setembro.
A tecnologia PHEV (híbrido plug-in) é a mais vendida na parcial, com 3.286 unidades, anotando um crescimento de 18% ante o mês de setembro, destacando que nos últimos 3 meses foi a mais escolhida pelos compradores, fechando o último trimestre com uma participação de 39,14%.
Os veículos 100% elétricos (BEV) são a segunda opção na parcial, com 2.996 unidades, avanço de 5,90%, no acumulado segue sendo a tecnologia eletrificada mais vendida, com uma participação de 37,09%, no último trimestre registrou sua menor participação.
Os híbridos puros (HEV) são a terceira opção, com vendas na parcial de 1.686 unidades, registrando queda de 0,59% ante o mês anterior, sua participação acumulada é de 21,71%.
Os híbridos leves (MHEV) seguem sendo a última opção dos compradores, com vendas parciais de 699 unidades, sua participação acumulada é de 8,61%.
No comparativo abaixo podemos avaliar a participação trimestral dos veículos eletrificados em relação ao total vendido pelo setor.
A participação que no primeiro trimestre era de 7,47% fechou o último trimestre com um share de 6,43%. Enquanto o setor registrou um crescimento no trimestre de 13,38% os eletrificados cresceram apenas 0,24%.
O setor de automóveis e comerciais leves teve um ótimo desempenho no último trimestre, mas o bom momento vem alavancado pelo aumento nas vendas do atacado, principalmente as locadoras. As vendas dos veículos eletrificados seguem concentradas no varejo, sendo um limitador diante do cenário atual.
O crescimento das vendas dos modelos PHEV (Plug-in) nos últimos três meses, são um indicador para o mercado que o consumidor quer o benefício da redução de consumo, mas não abre mão da autonomia, principalmente diante de uma infraestrutura estrutura de carregamento concentrada nos grandes centros.
No comparativo abaixo podemos analisar a participação de mercado das marcas nos três primeiros trimestres, a leitura do penúltimo ciclo do ano é muito importante, pois tende a acelerar novas estratégias comerciais.
Quando analisamos algumas marcas eletrificadas, mesmo diante do cenário de grandes volumes de estoque, percebemos queda em participação, parcialmente justificada pela concentração em vendas no varejo.
Mas temos que considerar outros pontos que justificam esse cenário de participação de mercado das eletrificadas.
- Primeiro temos que destacar que a participação de 7% está acima das projeções de início de ano, mas obviamente o movimento de queda chama a atenção, visto que setembro fechou com apenas 5,99% de share, o pior resultado do ano.
- As fabricantes estão em processo de homologação de novas concessionárias, sendo necessário maior esforço para adequar os processos.
- A falta de infraestrutura de carregamento segue sendo um limitador, com exceção da Volvo as novas entrantes não estão passivas no processo.
- Os investimentos em marketing do segmento de eletrificados está turbinado, mas o excesso nem sempre atrai o resultado o esperado, novas tecnologias exigem estratégias específicas de divulgação.
RESUMO DA PARCIAL
Nosso tradicional resumo traz as principais informações do segmento de eletrificados, com o ranking geral com comparativo com o mês anterior, segmentação por marcas elétricas e híbridas e modelos mais vendidos.
No ranking geral de eletrificados a liderança segue com a BYD com vendas de 3.746 unidades na parcial, registrando crescimento de 11,79%. No acumulado a marca já vendeu 55.041 unidades e sua participação é de 41,92%.
A GWM está com a segunda posição com vendas parciais de 1.590 veículos, anotando um crescimento de 20,27% ante o mês anterior, suas vendas acumuladas são de 22.258 unidades, participação de 16,95%.
Fecha o trio geral a Toyota com 887 unidades na parcial, recuo de 17,33% ante o mês anterior, suas vendas acumuladas são de 16.615 eletrificados.
MODELOS MAIS VENDIDOS
MODELOS ELÉTRICOS
A liderança dos 100% elétricos é do Mini/Dolphin com 1.400 unidades na parcial, suas vendas anotam um crescimento de 11,82% em relação ao mês anterior.
Na segunda posição temos o irmão maior, o Dolphin com 412 vendas, queda de 13,26% em comparação com o mês de setembro.
Fecha o trio da parcial o GWM/Ora com 268 vendas, o modelo tem seu melhor início de mês, suas vendas registram crescimento de 60,48%.
MODELOS HÍBRIDOS
A liderança da parcial é do GWM/HAVAL 6 com 1.322 unidades, volume 14,46% acima do mesmo período de setembro.
Na segunda posição temo o BYD/Song com 1.072 unidades, anotando uma queda de 9% ante o mês anterior.
Fecha o trio dos híbridos o Toyota/Corolla Cross com 601 vendas, número 18,89% abaixo do realizado no mês anterior.