Vendas de veículos 100% elétricos no Brasil triplica em 2024; Frota de eletrificados atinge 370 mil veículos

4 minutos de leitura

Dados compilados englobam números até dezembro de 2024, segmentados por estado, cidade e modelos mais buscados pelos brasileiros
 

Seja pela preocupação com a sustentabilidade, economia com combustível ou baixa nos valores, a procura por veículos elétricos continua em crescimento no Brasil, com o mercado em constante expansão. É o que comprova o levantamento inédito da NeoCharge, que mostra o aumento no número de carros eletrificados no país entre dezembro de 2023 e dezembro de 2024. De acordo com dados da SENATRAN compilados e categorizados pela empresa, o número passou de 207.165 para 374.423 unidades no período.

Se considerados apenas os carros 100% elétricos, o número que era de 28.440, alcançou 87.986; híbridos plug-in saltaram de 57.051 para 117.676 unidades; e os híbridos de 121.674 para 168.761 unidades. A maior quantidade de veículos eletrificados está em São Paulo (estado e capital), Distrito Federal (Brasília) e Santa Catarina.
 

“A volta da taxação sobre os veículos importados não afetou o crescimento em 2024, e para este ano temos grandes expectativas em relação ao início da produção brasileira com as fabricantes BYD e GWM, que vão começar a entregar carros em território brasileiro”, afirma Ayrton Barros, diretor geral da NeoCharge. 
 

Infográfico: evolução da frota e economia real de eletrificados x a combustão

A NeoCharge disponibiliza ainda o infográfico Mercado Brasileiro de Carros Elétricos, que oferece informações compiladas sobre o panorama do país, como a evolução da frota por trimestre e a distribuição do número de VEs no Brasil, que aponta que os híbridos representam 45% do total, seguidos dos híbridos plug-in, com 31%, e os 100% elétricos, com 24%.

Outro dado relevante para os entusiastas dos eletrificados ou interessados em adquirir seu veículo, é o gráfico que apresenta a economia real quando se compara um carro elétrico e um a combustão, que pode chegar a R$ 9.989,52 reais anualmente, considerando apenas o abastecimento.
 

“O nosso intuito é disponibilizar informações atualizadas para que o público acompanhe o crescimento da mobilidade elétrica no Brasil. Os brasileiros já sentem a necessidade de adquirir conhecimento sobre os carros elétricos, até porque são vistos como o que há de mais moderno e tecnológico”, complementa o diretor geral da NeoCharge.

Modelos preferidos dos brasileiros
 

Os dados da NeoCharge analisam ainda a quantidade de veículos segmentada por montadoras e modelos. Entre os carros 100% elétricos e híbridos, os que lideram o ranking dos fabricantes são BYD, GWM e Volvo.
  Quando analisado o recorte por modelos, o preferido dos brasileiros dentre os 100% elétricos é o BYD Dolphin, que possui mais de 21 mil unidades circulando no país (21.992), seguido pelo BYD Dolphin Mini (21.910 unidades) e GWM Ora (7.097 unidades). Em relação aos híbridos plug-in, o BYD Song Plus (25.560 unidades), Haval H6 (22.185 unidades) e Volvo XC 60 (12.260 unidades) lideram entre os motoristas no Brasil.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Situações que indicam fim da vida útil dos discos de freio

Próximo

SINDIREPA-SP firma parceria com a RENOVA para orientar oficinas sobre aplicação de peças usadas de veículos

Pular para o conteúdo