Autor Marcelo Cavalcante de Lima
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O segmento de veículos elétricos e híbridos venderam no mês de junho 14.390 unidades, registrando um crescimento de 5,67% em relação ao mês de maio. No acumulado do ano já foram vendidos 79.316 veículos, esse volume representa um crescimento de 146% em relação ao realizado no 1.º semestre de 2023.
Os veículos elétricos híbridos passaram a pagar novas alíquotas de imposto de importação à partir de 1.º de julho, abaixo detalhamos o cronograma.
Cotas de importação com isenção de cobrança de imposto.
Não podemos esquecer que existe em vigor uma cota de importação com isenção da cobrança do imposto, a distribuição dessas cotas foi proporcional a importação e vendas realizadas em 2023, ou seja quem mais vendeu e importou. ganhou uma parcela maior de cotas.
O crescimento das vendas vem ancorado em um grande volume de importações, esse cenário fez com que a Anfavea e associados pleiteassem junto ao Governo Federal a antecipação da cobrança da alíquota de 35% e que o sistema de cotas fosse revisto.
Em outro artigo vamos analisar essa demanda da Anfavea pela antecipação de impostos e a mudança no sistema de cotas.
Os modelos 100% elétricos foram os mais vendidos nesse primeiro semestre, a tecnologia vendeu 31.178 unidades, fechando com uma participação de 39,31%.
Os veículos com tecnologia PHEV (plug-in) fecharam o semestre com 22.557 unidades, participação 28,44%, tem muitos novos modelos chegando com essa tecnologia, o que propicia um aumento de participação até o final do ano.
A tecnologia HEV os híbridos puros fechou o semestre com participação de 22,83%, suas vendas totais foram de 18.108 unidades, em junho seu volume recuou 13,40% em relação ao mês anterior.
Os híbridos leves (MHEV) fecharam o semestre com 7.473 registros, sua participação foi de 9,42%, lembrando que essa tecnologia é a que está pagando maior imposto, na minha humilde opinião deveria pagar alíquota de 35% de imediato.
VEÍCULOS ELÉTRICOS MARCA E MODELOS
Nos seis primeiros meses do ano de 2023 foram vendidos 3.782 veículos elétricos, o 1.º semestre fechou com 31.178 unidades, esse volume representa um crescimento nas vendas de 724% ante o ano anterior.
O modelo elétrico mais vendido em junho foi o BYD Dolphin com 1.514 unidades, no ano ele também lidera com 9.609 emplacamentos. O bom volume de vendas de junho encerra um ciclo de 4 meses consecutivos de queda, a chegada do irmão mais novo migrou parte dos consumidores.
Na segunda posição do mês temos o BYD/Dolphin Mini, o modelo compacto vendeu em junho 1.318 unidades, sendo seu menor volume desde o seu lançamento no mês de março. No acumulado ele está na segunda posição com 9.051 unidades.
Fecha o trio do mês o Volvo EX30, o SUV pequeno da Volvo agradou no preço, opcionais e versões disponíveis, foram vendidos em junho 666 unidades, no acumulado o recém-chegado já ocupa a 6.ª posição com 1.164 unidades.
A terceira posição do acumulado é do GWM/Ora com 3.687 unidades, em junho foram emplacados 589 veículos.
A marca elétrica mais vendida no semestre segue sendo a BYD com vendas totais de 22,444 unidades, o que representa uma participação de 72%
VEÍCULOS HÍBRIDOS MARCA E MODELOS
Os modelos híbridos venderam no 1.º semestre no ano passado 28.477 veículos, nesse semestre já foram vendidos 48.138 unidades, o equivale a um crescimento de 41%.
O modelo mais vendido no mês foi o GWM/Haval 6 com 2.153 unidades, esse foi seu melhor resultado mensal desde o seu lançamento, no acumulado ele está na segunda posição com 9.043 unidades.
Na segunda posição do mês temos o BYD/Song Plus com 1.911 registros, sendo também o melhor resultado mensal desde o início das vendas no Brasil. No acumulado semestre ele segue na liderança com 10.039 unidades.
Na terceira posição do mês e do acumulado temos o Toyota/Corolla Cross com 1.131 vendas em junho e 6899 no semestre.
A marca de veículos híbridos que liderou as vendas no semestre foi a Toyota com 10.641 unidades, suas vendas no mês registraram queda de 15,51%, essa liderança promete disputa já em julho.
Novidades
A fabricante chinesa GAC Motor anunciou que vai fazer um investimento no Brasil de US$1 bilhão, aproximadamente R$5,7 bilhões. Seu objetivo é produzir no Brasil veículos a combustão e híbridos.
Outras análises serão feitas durante a semana,
Dados sujeitos a pequenas variações, o objetivo do estudo é demonstrar tendências.