Por Marcelo Cavalcante
Em junho desse ano as vendas no atacado pela primeira vez na história do setor superaram o varejo, em setembro caminhamos para o quarto mês consecutivo de vendas diretas maiores que o varejo.
Normalmente a venda direta é direcionada para locadoras, pessoas jurídicas, PCDs, Governo, Produtores Rurais e Taxistas, mas não existe nenhum impedimento legal para que a venda fábrica possa ser realizada para pessoas físicas.
Mesmo com a queda nas vendas para o público PCD a participação do atacado continua crescendo, o salvador da pátria nos últimos anos é o setor de locação, devendo fechar o ano com compras acima de 500 mil unidades e com apetite para muito mais.
No gráfico abaixo podemos analisar na parcial do mês como está a relação entre varejo e atacado por marca, conforme sempre destacamos não existe uma estratégia única ou ideal, mas é importante entender quais são as consequências para a rede de concessionárias, pois teremos impactos nas passagens das oficinas, nas receitas de F&I, nas vendas de peças e acessórios, entre outras, portando tem que existir um equilíbrio entre as duas modalidades.
A liderança na parcial do varejo é da GM com a Fiat na segunda posição, no atacado a liderança isolada é da Fiat, com a VW na segunda posição.
Outras análises ou considerações serão feitas no fechamento do mês.
Boas vendas, uma ótima semana e desejo uma votação tranquila para todos.
Estaremos divulgando durante a semana uma pesquisa para avaliarmos a Gestão de Pessoas e Processos, fique atento e participe.
Abraços.