Vertem aponta quatro benefícios do modelo de ecossistema para as estratégias de fidelidade

6 minutos de leitura

Com o aumento das ofertas no mundo digitalizado, benefícios relevantes são um diferencial para conquistar mais investimentos das empresas

Os programas de fidelidade se apresentam cada vez mais como um diferencial para estreitar o relacionamento entre marcas e consumidores. Dados da Associação Brasileira de Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf) mostram que o setor segue em rápido crescimento: em 2019, faturou R$ 7,7 bilhões, valor 11,6% maior na comparação com o ano anterior. Contudo, com a digitalização expressiva dos consumidores e a transformação digital acelerada, desenvolver uma estratégia de fidelidade diferenciada tem se apresentado como um grande desafio de negócio. 

Para Johnny Chi We Wei, cofundador e head de Novos Negócios da Vertem, empresa líder em fidelidade B2B, “o mercado vem se transformando rapidamente com as inovações tecnológicas aliadas ao data-driven business”. O novo perfil do consumidor amplifica o potencial das empresas e muda a forma com que cada uma se relaciona com sua cadeia de valor. “Por isso, conquistar a fidelidade depende de estratégias baseadas em ações ecossistêmicas para alcançar os objetivos da marca, com o mindset de foco no cliente (customer centricity)”, ensina o executivo.

O ecossistema é uma rede de negócios que se forma com base nas demandas dos consumidores para prover a melhor solução para suas necessidades. No mercado de fidelidade, essa integração permite associações entre empresas complementares, ou até mesmo competidoras entre si, para oferecer uma experiência completa, numa relação colaborativa para potencializar benefícios para todos os envolvidos nos negócios.

O Grupo Vertem hoje reúne uma série de soluções e empresas (próprias ou parceiras) que suporta a criação de valor dentro dos ecossistemas dos clientes. A holding é formada por: LTM, focada em ofertas de fidelidade; pelas startups Aberto, que provê engajamento personalizado dos consumidores com os varejistas; Devpartner, responsável pela inteligência de integração de negócios em ecossistemas; e Premmiar, parceira para soluções de premiação. Seu ecossistema é o único a integrar empresas em um ambiente de colaboração em uma plataforma que reúne mais de 80 parceiros, como Americanas, Via Varejo e Magalu.

“O modelo de ecossistemas não é novidade, mas estamos no momento certo para torná-lo mais sólido e amplifica-lo no mercado, tendo como impulso o surgimento de novas tecnologias. Na Vertem, temos o diferencial de integrar grandes corporações no modelo de ‘coopetição’, que garante as melhores ofertas e insights para clientes e empresas, respectivamente”, observa Raphael Mello, CEO da LTM.

Entre os diferenciais de ter estratégias de fidelidade baseadas em um modelo de ecossistema, a Vertem destaca os seguintes benefícios para as empresas: 

  • Ampla e profunda compreensão do comportamento do cliente, por meio de dados ricos e coletivos.
  • Acesso e interação com um público de novos clientes a um custo de aquisição (CAC) mais assertivo por meio do ecossistema.
  • Aumento de valor dos produtos e serviços oferecidos (LTV), principalmente o valor percebido pelo consumidor.
  • Possibilidade de oferecer experiências significativas, personalizadas e conectadas entre as diferentes áreas de interesse do cliente.

“Nossa extensa atuação no mercado de fidelidade indica que os consumidores buscam soluções cada vez mais integrais, aliando a preferência das marcas com benefícios de experiências e serviços adicionais, que de fato resolvam inteiramente a dor do cliente. Empresas que adotam a estratégia estruturada em ecossistema embalam seus produtos em soluções mais abrangentes que  aumentam as possibilidades de entregar valor, e mostram-se relevantes e alinhadas aos valores do cliente, dignas de receber sua atenção – e seu dinheiro”, conclui We Wei.

Sobre o Grupo Vertem e a LTM

A Vertem é a primeira holding focada no desenvolvimento de ecossistemas, para ajudar empresas a expandir seus resultados por meio da transformação digital. Em um processo coordenado entre as áreas de Loyalty, Data e Tech, a Vertem destrava novas possibilidades de soluções corporativas e interdependentes para impulsionar ecossistemas de negócios de forma integrada e funcional.

A LTM é líder no segmento de fidelidade B2B, com o maior e mais completo marketplace de recompensas para troca de pontos do Brasil. Com 13 anos de mercado, conta em seu portfólio com grandes clientes, como Caixa, Itaú, Unilever, Vivo, Shell, Porto Seguro, Tokio Marine e Avon. A empresa cuida de toda a gestão de programas de fidelidade, desde a campanha até a entrega dos prêmios ao consumidor final.

É proprietária da plataforma WebPrêmios, que conta com uma tecnologia sofisticada para gestão de todos esses processos. Oferece produtos e ferramentas exclusivas para o resgate de prêmios on-line e off-line, que atendem às diversas necessidades dos programas de relacionamento, incentivo e fidelização. Com mais de 1 milhão de opções de prêmios, dispõe de experiências atraentes, relevantes e positivas para os clientes.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Atacado distribuidor acumula crescimento de 4,43% até outubro

Próximo

Mercedes-Benz e Comil apresentam ônibus rodoviário para Costa Rica