Vibra consolida liderança como maior plataforma multienergia do Brasil e revela estratégia para o futuro

Durante o Vibra Investor Day, a empresa apresentou planos ambiciosos para expandir sua rede de postos, fortalecer sua presença no segmento B2B, aprimorar sua infraestrutura logística, investir em energias renováveis e ampliar sua atuação no mercado nacional e internacional de lubrificantes.

5 minutos de leitura

A Vibra, reconhecida como a maior distribuidora de energia e combustíveis do Brasil, realizou nesta quinta-feira (29) o Vibra Investor Day, onde revelou seu plano de crescimento baseado em cinco eixos estratégicos. Estes incluem a expansão da rede de postos, o aumento do portfólio de clientes B2B com foco no agronegócio, o fortalecimento da infraestrutura logística, o impulso em energias renováveis com retorno ao acionista, e a expansão no mercado de lubrificantes. Com essas iniciativas, a Vibra se consolida como a principal plataforma multienergia do país.

“Estamos em um novo ciclo de crescimento para a Vibra. Nos últimos quatro trimestres, alcançamos resultados consistentes, reorganizando nossas operações e elevando a companhia a um novo nível operacional”, destaca Ernesto Pousada, CEO da Vibra. “Agora, estamos prontos para consolidar nossa posição como a maior plataforma multienergia do Brasil, continuando a sustentar os resultados alcançados até aqui”, complementa.

Os cinco eixos estratégicos visam posicionar a Vibra em um patamar de liderança indiscutível. “A Vibra não só lidera o mercado, mas também se destaca como uma referência em gestão e inovação, comprometida em oferecer soluções de alto valor e evoluir continuamente para atender às demandas de um mercado dinâmico e competitivo”, reforça Pousada.

Expansão da Rede de Postos

A Vibra detalhou sua estratégia para expandir a rede de postos, oferecendo um portfólio completo de produtos e soluções integradas em cada revenda, com o objetivo de atrair e fidelizar consumidores. A empresa pretende aumentar a quantidade de postos franqueados, gerando crescimento tanto em volume quanto em margem. Uma das principais estratégias inclui a marcação de postos com maior potencial de crescimento.

Além disso, a Vibra planeja dobrar o número de lojas BR Mania nos próximos anos, atingindo uma presença em mais de 25% da rede, o que pode resultar em um aumento de até 16% no volume de vendas em cada posto com novas lojas. O combate à ilegalidade também é um pilar essencial da estratégia, beneficiando tanto a empresa quanto os revendedores.

Foco no Agronegócio

O crescimento da Vibra está diretamente ligado ao agronegócio. A empresa pretende ampliar as vendas de lubrificantes e combustíveis, especialmente diesel, em regiões agrícolas, além de desenvolver soluções específicas para esse setor. Para apoiar esse crescimento, a Vibra já investiu R$150 milhões em infraestrutura logística no Arco Norte, Centro Oeste e Matopiba, e prevê investir mais R$ 300 milhões nos próximos anos. Além disso, foi criada uma diretoria dedicada exclusivamente ao agronegócio.

Expansão no Mercado de Lubrificantes

No segmento de lubrificantes, a Vibra tem como meta dobrar o Ebitda. Nos últimos três anos, o Ebitda da Lubrax cresceu 35% no mercado brasileiro, e a empresa enxerga um grande potencial de crescimento por meio de parcerias com montadoras e concessionárias, além de sua expansão na América Latina. A nova fábrica de lubrificantes, com capacidade de produção de 500 milhões de litros de óleo por ano, é um pilar central para essa expansão.

Reforço em Energias Renováveis com a Comerc

A aquisição completa da Comerc é fundamental para a estratégia de multienergia da Vibra. Com sinergias imediatas estimadas em R$1,4 bilhão, a empresa otimizará estruturas fiscais, contratos de seguro, licenças e reduzirá custos de dívida. A Comerc também fortalece a atuação da Vibra em geração distribuída, eficiência energética, e abre caminho para novas oportunidades em geração centralizada e reciclagem de ativos.

A Vibra detém a licença da marca Petrobras, operando uma rede de 8 mil postos de combustíveis em todo o Brasil, com franquias como BR Mania e Lubrax+. Atende mais de 9 mil clientes em 26,7 mil pontos de consumo, abrangendo setores como aviação, transporte, indústria, mineração, produtos químicos e agronegócio. Já investiu cerca de R$ 4 bilhões em projetos de transição energética, incluindo parcerias com a Comerc, Zeg, Evolua e EZVolt. Com isso, a Vibra se posiciona como uma das principais companhias de energia do Brasil.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Stellantis amplia lojas oficiais das marcas no Mercado Livre

Próximo

ZF Aftermarket lança amortecedores de suspensão com a marca Sachs para a linha de pesados