Referência nacional no desenvolvimento e fabricação de veículos comerciais leves para o transporte de passageiros, a Volare, marca integrante do Grupo Marcopolo, comemora 25 anos de atividades superando 77 mil unidades produzidas, com liderança alcançada nos segmentos de Fretamento e Escolar. Somente no fornecimento para o Programa Caminho da Escola, do Governo Federal, foram fornecidos cerca de 20 mil veículos, desde 2007, para diversos municípios brasileiros.
Criada em 1998 com o objetivo de estabelecer um novo padrão para o transporte de passageiros no Brasil, inicialmente em grandes centros urbanos, a marca consolidou-se como líder nacional alcançando 65% de participação no segmento varejo brasileiro de micro-ônibus e cerca de 20% do mercado brasileiro total de ônibus. Com trajetória marcada por inovação, tecnologia e produtos sob medida para diferentes segmentos, em 2022, a Volare ampliou sua participação em todos os segmentos de atuação registrou 37,11% de crescimento com 4.659 veículos comercializados.
Atualmente, a Volare possui completa linha de modelos, com configurações de 6 a 10 toneladas de PBT e versões com até 53 passageiros, que atendem com eficiência, agilidade e robustez as necessidades e características do transporte para segmentos como fretamento, escolar, turismo, urbano, rural e fora de estrada.
“Os grandes diferenciais da Volare, decisivos para a conquista da liderança de mercado, são a inovação, performance operacional superior e diversificação do portfólio para antecipar transformações de mercado e oferecer ao operador, além de produtos a pronta entrega, veículos sob medida para as mais diversas demandas. Outro ponto forte é a especializada e abrangente rede de concessionárias”, destaca Ricardo Portolan, diretor Comercial Mercado Interno e Marketing da Marcopolo.
Além do grande sucesso alcançado no Brasil, a linha diversificada de veículos também é reconhecida no exterior. Com duas unidades fabris, uma em Caxias do Sul (RS) e outra em São Mateus (ES), a Volare conta com mais de 45 concessionárias exclusivas em território nacional. No exterior, marca presença em mais de 30 países da América Latina, Oriente Médio e África contando com mais de 20 pontos de atendimento.
De acordo com Portolan, a perspectiva da Volare nos próximos anos é seguir aumentando participação de mercado de micro-ônibus e buscando novos mercados, oferecendo soluções que atendam às expectativas dos operadores e tendências de transporte. “Nosso desafio é manter toda essa energia, aproveitando as oportunidades que o mercado trouxe ou que a empresa foi buscar”, enfatiza.
E, diante de um cenário em que a meta é a descarbonização, a Volare planeja dar continuidade ao desenvolvimento de produtos que atendam a essa transformação da indústria e se manter no protagonismo desse mercado de veículos leves comerciais.
Campanha de 25 anos – “Movimentar seu mundo nos conecta”
Para comemorar os 25 anos, a Volare lançou uma campanha de comunicação com o slogan “Movimentar seu mundo nos conecta”. O objetivo é demonstrar aos clientes e ao mercado o quanto a marca está inserida na realidade do transporte de passageiros e o seu papel na transformação do setor. Os materiais que circularão em mídia impressa e digital transmitem a pluralidade, pioneirismo, tecnologia, energia e singularidade da marca presente na vida de milhares de brasileiros.
Em celebração ao aniversário da marca, a campanha de vendas voltada a clientes que adquirirem acima de três unidades até 31 de agosto, sorteará um veículo Volare 0km, edição especial 25 anos. O sorteio e evento de premiação serão realizados em um evento na Serra Gaúcha.