Dando continuidade à parceria iniciada em outubro de 2021, Volkswagen do Brasil e Raízen dão mais um passo em prol da descarbonização e inauguram hoje o eletroposto de recarga rápida na fábrica de São Bernardo do Campo/SP (Anchieta). Estiveram presentes Pablo Di Si, chairman executivo da Volkswagen América Latina; Ricardo Mussa, CEO da Raízen, e Lauran Wetemans, vice-presidente de negócios de Downstream da Shell para a América Latina.
O segundo carregador está localizado na fábrica de Taubaté/SP, ambos foram cedidos em contrato de comodato pela Raízen, utilizados no evento ID. Week, do final do ano passado, e agora disponibilizados para as unidades fabris.
“Estamos acelerando o processo de descarbonização no Brasil e esta é uma das etapas desta importante parceria com a Raízen. Agora, podemos proporcionar aos nossos visitantes um ponto de recarga rápida na Anchieta e em Taubaté. Além disso, vamos utilizá-los para prosseguirmos com os testes dos IDs. É possível, por exemplo, percorrer o trajeto com o ID.4, que tem autonomia de aproximadamente 520 km, de uma fábrica a outra – ida e volta – sem emitir CO2 ao meio ambiente, abastecendo com energia limpa proveniente de fonte renovável”, detalha Pablo Di Si, chairman executivo da Volkswagen América Latina.
A energia utilizada nesses dois carregadores é 100% limpa, pois vem de fontes renováveis, sendo a hídrica principalmente. Capazes de carregar simultaneamente em corrente contínua (DC) com a potência de 50kW, quanto em corrente alternada (AC) com a potência de (22kW), cada carregador está equipado com os conectores do tipo: CHAdeMO, (CCS2) e Type-2.
“Esta é mais uma etapa importante da nossa parceria para acelerar a descarbonização e a mobilidade elétrica no Brasil. A Raízen dará suporte ao programa de testes dos carros elétricos da Volkswagen e segue com o compromisso de implantar uma ampla rede de eletropostos Shell Recharge no Brasil. Vamos acompanhar a demanda do mercado e oferecer a melhor solução de recarga rápida com uma experiência única para nossos clientes”, afirma Ricardo Mussa, CEO da Raízen.
A Volkswagen do Brasil e a Raízen anunciaram uma parceria para valorizar o impacto do uso de energia renovável para descarbonização do setor automotivo. O acordo contempla uma série de iniciativas, estimulando principalmente o uso do etanol, aliado à estratégia complementar entre carros elétricos, híbridos e flex, a instalação de postos de recarga para os carros elétricos da marca, e o fornecimento de energia renovável para as fábricas e rede de concessionários da Volkswagen no Brasil.