Volkswagen tem plano para ampliar vida da bateria de seus veículos elétricos

///
2 minutos de leitura

A Volkswagen quer ampliar o acesso do grande público ao mercado de carros elétricos e, de quebra, aproveitar ao máximo um dos componentes mais caros e, claro, mais importantes da nova geração automotiva: a bateria. A marca anunciou que iniciará, a princípio na Europa e nos Estados Unidos, o aluguel da frota elétrica de usados.O contrato, na verdade, seria no formato de leasing, expansível por um ou mais períodos, totalizando oito anos até a devolução dos carros para a fábrica. “Na Europa, estamos tentando conseguir um segundo e até um terceiro aluguel, mas em forma de leasing, para manter o carro em nossas mãos”, explicou Herbert Diess, CEO da montadora alemã.Segundo ele, a vida da bateria hoje é de cerca de 1.000 ciclos de carga, ou 350 mil quilômetros. “Portanto, a bateria provavelmente duraria mais do que o carro, e queremos mantê-la para não precisarmos produzir novas”, justificou o executivo.Herbert Diess conversou com o pessoal do Automotive News durante as apresentações da montadora no IAA, Salão de Mobilidade que foi realizado em Munique. Ele adiantou alguns outros detalhes envolvendo a ideia de reutilizar as baterias recuperadas após o término do contrato de leasing: “Já há uma indicação de que os resíduos para carros elétricos podem ser maiores do que para os de combustão interna, pois, mesmo que o carro seja totalmente inútil, ainda há uma bateria, que pode ter 70 ou 80% de sua energia original e capacidade de armazenamento. Nossa tarefa é tentar manter essas baterias”.Quando retomar as baterias, a Volswagen deverá utilizá-las em outros projetos. A ideia, caso não haja a reciclagem completa do conjunto, é deslocá-las para uso em sistemas de energia domésticos, por exemplo. “Isso tudo precisa ser acertado com os revendedores, mas gostaríamos de ficar com as baterias para sempre”, concluiu o executivo.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Xpeng, a rival chinesa da Tesla, quer lançar seu primeiro carro voador em 2024

Próximo

Stellantis revela o novo C3 que será lançado no Brasil em 2022

Pular para o conteúdo