Modalidades são diferentes opções para quem vai vender seu produto pela internet
A pandemia fez com que as empresas investissem em vendas online, e puxou o uso do comércio eletrônico em comparação com o ano passado. Os negócios se digitalizaram: quem não estava presente nas redes sociais revisou o planejamento para marcar presença e quem não vendia online começou a vender. Mas a pergunta que não quer calar: o que vale mais a pena, vender por um marketplace ou investir em e-commerce próprio? Primeiro, vamos às diferenças
No e-commerce a loja é da própria empresa. Ela investe para ter na internet uma loja virtual com seus produtos, com a sua cara, e é responsável por todas as etapas, desde a divulgação e venda até a entrega. Ou seja, precisa levar em conta o custo de ter um site próprio na internet, custo do endereço web, custo da sua construção, (já que é necessário alocar em um ambiente seguro), precisa contratar uma plataforma de pagamento online e que gere boleto, precisa de funcionários que gerenciem as vendas online e também precisa contratar a empresa que fará a embalagem, o despacho e a entrega, normalmente custeada pelo comprador.
Do outro lado tem o marketplace, uma plataforma online que reúne produtos de diversas lojas e atua como se fosse uma grande vitrine. Alguns exemplos bastante conhecidos são Mercado Livre, Amazon e americanas.com. No marketplace o produto fica mais visível porque a plataforma trabalha por você na divulgação, te deixando à mostra para quem quer comprar seu produto.
Mas o qual é melhor? O analista de B. I. da Insight Comunicação, Fernando Bidiaki, conta que quem vai começar a vender pela internet consegue mais visibilidade quando está presente em um marketplace. “Investir na loja própria, desenvolver a própria marca e ter destaque no e-commerce é sempre bom, mas no início, apesar do custo da comissão dos marketplaces, é muito importante se dedicar às vendas nas diversas plataformas para ganhar mais visibilidade e se fortalecer no mercado”, explica.
O custo de um marketplace é a comissão, que varia entre 11% e 20% de cada venda, dependendo da plataforma, produto e tipo de anúncio. Quanto maior a comissão, mais vantagens e visibilidade seu negócio tem. Se o negócio contrata um plano com comissão alta, não precisa se preocupar em despachar o produto, pois a plataforma deixa estoque em seu próprio centro de distribuição.
Se sua empresa ainda não tem loja virtual, invista em uma. E conte com um marketplace, paralelamente, para alavancar os seus negócios e te deixar conhecido na web. Não sabe por onde começar? Deixe com os especialistas
da Insight Comunicação.