WhatsApp testa, em São Paulo, função para localizar negócios nas proximidades

A partir desta quarta, a função estará disponível para os usuários Android da versão beta do aplicativo que usam o Android

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O WhatsApp anunciou nesta quarta-feira (15) que vai lançar uma nova funcionalidade em que o usuário poderá encontrar estabelecimentos comeriais nas proximidades, desde que estejam cadastrados no WhatsApp Business.

Esta nova função, chamada de Giuia de Negócios, será gratuita.

A cidade de São Paulo foi escolhida para o projeto piloto, que será ampliada globalmente no futuro.

Em um primeiro momento, apenas negócios no WhatsApp Business cadastrados no centro expandido da cidade terão a função ativa. Do lado do consumidor, todos os usuários terão acesso à nova aba.

A partir desta quarta, os usuários da versão beta do aplicativo que usam o Android terão acesso à função. Ainda não há previsão para o sistema iOS.

Para o usuário acessar o guia de negócios, basta clicar na aba “pesquisar”.

Para os comerciantes, é necessário ter um CNPJ ativo e se cadastrar no campo “guia de negócios” no WhatsApp Business.

O recurso pretende aproximar pequenos e médios empresários dos usuários da plataforma. O Brasil é o segundo maior mercado do app no mundo:  são mais de 120 milhões de pessoas, atrás apenas da Índia, que tem 400 milhões.

Uma pesquisa da consultoria Accenture de julho de 2020, Brasil e Chile são os países que mais usam aplicativo como ferramenta de compras na América Latina. O estudo mostrou que 83% dos entrevistados usam o WhatsApp para fazer negócios.

“É como se fosse um ‘páginas amarelas’ [das listas telefônicas] dentro do aplicativo, onde o usuário poderá achar desde lojas de vestuário até restaurantes”, diz Dario Durigan, líder de Políticas Públicas do WhatsApp.”Foi ficando claro como essas pequenas e médias empresas têm presença grande, hoje já são 5 milhões de contas ativas no WhatsApp Business.”

A guia de negócios ainda não terá pagamentos , já que o WhatsApp Pay está habilitado para transações entre pessoas físicas, mas pretendem incorporar a funcionalidade até o fim do ano, com a autorização do Banco Central.

Em março deste ano, o Banco Central incluiu o Facebook, que é dono da plataforma, na categoria de iniciador de transações de pagamentos, uma espécie de instituição de pagamentos, o que permite o repasse de dinheiro entre CPFs. A partir de maio, após nove meses de negociação com o BC, o WhastApp lançou sua funcionalidade de transações.

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