Pular para o conteúdo
Divulgação Xpeng

Xpeng mira o Brasil: nova marca chinesa de elétricos planeja entrada no mercado 

2 minutos de leitura

A Xpeng, uma das principais fabricantes de veículos elétricos da China, está de olho no Brasil. Conhecida por seus carros tecnológicos e acessíveis, que utilizam inteligência artificial e big data, a empresa já registrou modelos no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e sinaliza interesse em estabelecer operações no país.

Em entrevista à Bloomberg TV, Brian Gu, vice-presidente e copresidente da Xpeng, destacou o potencial de mercados como Brasil e México para os veículos eletrificados da marca. Recentemente, a empresa intensificou sua movimentação no Brasil, com a abertura de vagas no LinkedIn para posições em desenvolvimento, engenharia, marketing e até um “country manager”. Isso sugere que a Xpeng planeja uma estrutura própria, sem depender de importadores ou parceiros locais.

Entre os modelos registrados no INPI está o sedã elétrico P7+, equipado com motores de 245 cv ou 313 cv e baterias de 60 kWh ou 76 kWh, que oferecem autonomia de até 710 km no ciclo CLTC, padrão adotado na China.

A Xpeng tem se destacado no mercado chinês, com 190 mil veículos vendidos em 2024. A empresa conta com investimentos de gigantes como Xiaomi, Alibaba, Foxconn e IDG Capital. Fundada por Lei Jun, CEO da Xiaomi, a marca aposta em tecnologia avançada e preços mais competitivos que os da Tesla, oferecendo soluções inovadoras baseadas em inteligência artificial.

Além de sua base na China, a Xpeng mantém um centro de desenvolvimento em Mountain View, na Califórnia, e planeja inaugurar outro na Alemanha em breve, reforçando sua expansão global.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Tarifas americanas podem encarecer carros e peças no Brasil

Próximo

Inteligência na indústria automotiva: como a tecnologia pode melhorar o pós-venda?