A Yamaha Motor Co., Ltd. anunciou hoje que chegou a um acordo com um fornecedor de lingotes de alumínio para a aquisição de alumínio verde e começou a usá-lo como matéria-prima para peças em Motocicletas Yamaha em fevereiro de 2023. Esta é a primeira vez que o alumínio verde é usado em motocicletas japonesas e a empresa planeja expandir gradualmente seu uso em modelos daqui para frente.
O “alumínio verde” é o alumínio que é refinado usando fontes de energia renováveis para emitir menos CO2 em sua fabricação. As peças de alumínio representam de 12% a 31% do peso total de uma motocicleta, portanto, adotar o alumínio verde é uma abordagem eficaz para reduzir as emissões de CO₂ da parte de fabricação da matéria-prima do ciclo de vida de um produto.
Por meio do desenvolvimento de suas tecnologias e experiência em engenharia e produção, a Yamaha Motor promoveu ativamente o uso de alumínio reciclado, que agora compreende cerca de 80% do uso de alumínio da empresa. A introdução do alumínio verde vem complementar e será empregada em peças que ainda não podem ser fabricadas com materiais reciclados. Como primeiro passo, a Yamaha Motor utilizará alumínio verde para certas peças em suas motocicletas de grande cilindrada e de competição off-road – como a linha YZ comercializada no Brasil –, e planeja para o futuro, expandir o número de modelos usando o material conforme os volumes de fornecimento disponíveis permitirem.
De acordo com o Plano Ambiental 2050 do Yamaha Motor Group, a empresa pretende atingir a neutralidade de carbono em todas as suas atividades de negócios – incluindo toda a sua cadeia de suprimentos – até 2050. Para alcançar isso, a empresa estabeleceu uma meta de mudar para Materiais 100% sustentáveis até 2050, como a adoção de mais materiais de resina derivados de plantas, desenvolvimento de polipropileno reciclável e adoção de materiais ecológicos e outros materiais reciclados para suas motocicletas fabricadas no Japão e no exterior.