ZF Aftermarket ensina como trocar a bomba de direção hidráulica no Canal Amigo Bom de Peça

• Bomba de direção hidráulica da marca TRW incorpora os mais avançados padrões de tecnologia e qualidade • Plataforma de desenvolvimento e capacitação gratuita oferece diversas oportunidades para o reparador

/
3 minutos de leitura

A ZF Aftermarket, por meio do Programa Amigo Bom de Peça, plataforma de desenvolvimento e capacitação gratuita para mecânicos de todo o Brasil, disponibiliza treinamento em seu canal de Youtube sobre como realizar a troca da bomba de direção hidráulica da marca TRW.  

A bomba de direção hidráulica da marca TRW é o componente de direção responsável pela pressão e vazão do fluído hidráulico por todo o sistema, acionada através de uma polia e correia de acionamento do motor. Tem como principal função reduzir o esforço físico do motorista na condução do veículo.

Quando apresenta defeito, algumas consequências são o vazamento externo através do vedador e braçadeiras das mangueiras, vazamento interno por desgaste dos componentes e ruídos por aeração e cavitação. Esses defeitos podem provocar a perda de vazão com o não acionamento da caixa de direção, causando a ineficiência do fluxo de óleo e maior esforço do motorista para condução do veículo.

Para iniciar a troca é preciso levantar o veículo e fazer a coleta do óleo hidráulico para descarte, retirar o reservatório e suas mangueiras de alta e baixa pressão e soltar os parafusos de fixação e a correia.

Uma observação importante foi destacada durante o treinamento: antes de retirar a correia de acionamento, anotar sua posição com as polias e só depois removê-la. A partir desse momento, a bomba de direção hidráulica pode ser retirada, tomando-se muito cuidado para não bater a polia e danificar o alojamento da correia.

Para fazer a substituição da polia é preciso fixar a bomba danificada em uma morsa e retirar seus parafusos, fazendo a operação contrária para colocá-la na bomba nova. 

Na sequência, já pode ser iniciada a operação de colocar a peça nova no veículo, apertando seus parafusos de fixação, colocar a correia de acionamento na mesma posição, reinstalar o reservatório e as mangueiras de baixa e alta pressão e fazer o processo de sangria, retirando o ar do sistema para garantir o perfeito funcionamento do sistema de direção hidráulica.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Steck: carregador veicular portátil atende demanda do mercado de elétricos

Próximo

Varejo paulista cresce 18% em abril, na comparação anual, e obtém maior faturamento para o mês desde 2008

Pular para o conteúdo