- Primeiro lançamento com o sistema Nível 2+ da ZF, o mais acessível da indústria
- ZF coASSIST Nível 2+ entrega segurança avançada e funções semiautomatizadas
- ZF é a desenvolvedora e integradora do sistema completo
A ZF lançou seu sistema de direção semiautomatizado coASSIST Nível 2+ no modelo Dongfeng Aerolus Yixuan 2020, lançado no final de 2020. O lançamento marca o primeiro fornecimento global do coASSIST, que oferece funções avançadas de segurança e conveniência, sendo o sistema Nível 2+ o mais acessível da indústria.
O sistema coASSIST oferece aos motoristas benefícios significativos de conforto e segurança a um custo acessível, ao mesmo tempo em que atende aos protocolos de testes projetados para o Euro NCAP 2025 e fornece funções de Nível 2+ já conhecidas. Após a etapa de início da produção, o sistema futuramente também irá incorporar o primeiro lançamento do Gen21, o radar de médio alcance da ZF.
A ZF é a integradora do sistema completo do coASSIST, desenvolvido em conjunto com o parceiro Mobileye, que incluiu a tecnologia de câmera EyeQ®. O sistema também utiliza radares de curto alcance Hella. Ao combinar um conjunto avançado de câmeras e sensores de radar com uma unidade de controle central, funções como controle de cruzeiro adaptativo, reconhecimento de sinais de trânsito, assistência para mudança e manutenção de faixa, assistência para condução em rodovias e suporte para situações de congestionamento são habilitadas.
“O lançamento do coASSIST com a Dongfeng Motor é um marco importante ao trazer as vantagens dos sistemas Nível 2+ para carros populares. Na ZF, acreditamos que os sistemas Nível 2+ que cumprem os avançados protocolos de segurança e ajudam a aliviar o estresse da tarefa de dirigir serão o principal condutor de veículos leves em um futuro próximo, e é emocionante ver esses sistemas nas estradas mundiais”, disse Christophe Marnat , vice-presidente executivo da divisão de Eletrônicos e ADAS – Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista da ZF.
Tornar esses sistemas acessíveis é importante, pois permite maior inserção no mercado e traz as vantagens do sistema aos consumidores mais rapidamente. Isso também os ajudará a se adaptar às funções semiautomatizadas, considerando que o motorista estará sempre informado, a partir de funções avançadas de segurança e conveniência.
A ZF oferece uma gama completa de sistemas Nível 2+, incluindo:
- ZF coASSIST – a solução de custo-benefício de Nível 2+ que ajuda a atender aos requisitos de desempenho do Euro NCAP ao mesmo tempo em que oferece as funções ADAS – Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista em Nível 2+ mais populares, utilizando a tecnologia EyeQ® da Mobileye, empresa da Intel.
- ZF coDRIVE – amplia a funcionalidade voltada para situações de engarrafamento e suporte de condução em rodovias. A percepção da câmera surround de 360° e a capacidade de processamento da tecnologia EyeQ® da Mobileye permitem mudanças de faixa e ultrapassagens automatizadas.
- ZF coPILOT – desenvolvido para poder avançado de computação e escalabilidade de processamento do Nível 2+ até o Nível 4. Ele oferece funções como operação com pés e mãos livres, troca de faixa e ultrapassagem automatizadas, estacionamento automatizado em garagem e aprendizado de rotas. Utiliza o supercomputador ZF ProAI da ZF.
“Este conjunto completo é o mais abrangente do setor e permite que os clientes escolham o nível certo de funcionalidade para auxiliar em diferentes cenários, como dirigir em rodovias, engarrafamentos em zonas urbanas ou rodoviárias, trocas automatizadas de faixa iniciados pelo motorista e assistência de estacionamento automatizado. Após o lançamento inicial do coASSIST com a Dongfeng, as funções de condução autônoma de alto nível da ZF serão fornecidas e aplicadas ao Dongfeng Aerolus Yixuan MAX, o modelo principal da família Dongfeng Aerolus Yixuan nos próximos 1-3 anos”, disse Marnat.