ZF expande seu portfólio de controle de movimento de veículos cubiX para veículos comerciais

ZF estende sua experiência para veículos comerciais com o controle de movimento de veículos cubiX

9 minutos de leitura

À medida que os veículos comerciais se tornam mais automatizados, eletrificados e conectados, as tecnologias de controle de movimento dos veículos tornam-se cada vez mais importantes na gestão de sistemas de veículos cada dia mais complexos. Além disso, as discussões sobre o caminhão definido por software e a arquitetura E/E (elétrico/eletrônicos) relacionada exigem novas abordagens para garantir sistemas de controle de movimento de veículos modulares e de alto desempenho. O avançado sistema de controle de movimento da ZF, cubiX, foi projetado exatamente para esse propósito. Com base em décadas de experiência em múltiplas aplicações, o portfólio cubiX da ZF, originalmente desenvolvido e produzido com sucesso em série para o setor de carros de passeio, está expandido e disponível para veículos comerciais. O objetivo é criar uma oferta holística da ZF para controle avançado de movimento de veículos.

Assim como ocorre com os carros de passeio, as funcionalidades de controle eletrônico também estão aumentando nos veículos comerciais, gerando uma demanda crescente por unidades de controle dedicadas. Com o surgimento de novas tecnologias de veículos elétricos e eletrônicos, todos os atuadores do veículo, incluindo freios, transmissão e direção, podem ser gerenciados de forma coesa através de software de controle centralizado.

É aqui que o cubiX entra em ação: o software ZF controla todos os atuadores para garantir estabilidade, segurança, precisão e desempenho do veículo. O sistema agora também está disponível para clientes de veículos comerciais, personalizado de acordo com suas necessidades individuais, incluindo software, hardware, além da integração de sistemas e serviços de engenharia de sistemas.

Com o lançamento do cubiX para veículos comerciais, a ZF demonstra como suas sinergias entre divisões e sua liderança no setor em controle de movimento de veículos permitem trazer soluções com excelente custo-benefício ao mercado, para gerenciamento de controle de movimento de veículos “prontos para automatização”. “Era óbvio para nós expandirmos nosso portfólio de plataformas de software para controle de movimento de veículos para atender às necessidades dos veículos comerciais”, explica Dr. Holger Klein, CEO do Grupo ZF. “Sempre foi uma das maiores vantagens competitivas da ZF adaptar tecnologias inovadoras, inicialmente desenvolvidas para uma aplicação de mobilidade, a vários segmentos”.

O Prof. Dr Peter Laier, Membro do Board Mundial da ZF, responsável por Soluções para Veículos Comerciais e Tecnologia Industrial, além de Funções Corporativas de Produção, acrescenta: “Mais uma vez, nossos clientes de veículos comerciais se beneficiam do know-how concentrado do Grupo ZF no desenvolvimento de software e funções. Isso está se tornando cada vez mais importante na integração de sistemas de assistência modernos, que podem aumentar significativamente a segurança dos veículos comerciais”.

Grande potencial para automação

O cubiX faz interface com todos os sistemas de motoristas virtuais e atuadores de veículos para garantir a segurança, a precisão e o desempenho do veículo, necessários em cenários de direção desafiadores, como terminais de carga ou portos. Nesses locais, há mais espaço para implantar tecnologias automatizadas em comparação com estradas públicas. Assim, o cubiX para veículos comerciais é uma tecnologia que permite automação de nível superior.

A automatização dos movimentos de veículos em terminais de cargas e portos pode aumentar significativamente a eficiência e a produtividade, ao mesmo tempo que aborda questões-chave que afetam o setor da logística, como a contínua escassez de motoristas, especialmente para operações noturnas.

É por isso que o cubiX da ZF torna tudo mais simples para fabricantes de veículos e usuários finais. Os fornecedores de sistemas de motorista virtual e as montadoras podem se concentrar em suas competências essenciais, cuidando da percepção e do planejamento, bem como do próprio veículo. A ZF está garantindo um controle de movimento do veículo de forma que esteja “pronto para automatizar” graças ao seu portfólio de produtos X-by-wire.

O software foi testado em campo em condições reais e já provou ser altamente eficaz em um recente estudo piloto de longo prazo na Alemanha, onde o cubiX foi implantado com sucesso em um terminal  de cargas.

Modelo cubiX em carros de passeio

Para o mercado de carros de passeio, o cubiX já está estabelecido e comprovou seu valor por meio da produção em série. A atratividade da plataforma também é destacada pela sua estrutura modular. Ao oferecer uma gama padronizada de funções básicas, a ZF cria efeitos de sinergia no desenvolvimento e otimização de funções específicas de condução.

Com a função “características de condução variáveis”, os condutores podem adaptar individualmente o caráter de condução específico de um carro – desde uma condução silenciosa e confortável até arrancadas ágeis e esportivas. Diferente do tradicional “modo Sport”, o cubiX não apenas altera a força da direção, mas também a resposta do veículo às ações do condutor, proporcionando uma experiência de direção personalizada e aprimorada.

A função “Trailer Stability Assist” ou Assistente de Estabilidade de Reboque, pode ser utilizada para minimizar a inclinação dos reboques, uma vez que acima de uma determinada velocidade estes tendem a oscilar – o que é um perigo para a estabilidade de todo o conjunto. A assistência disponível no cubiX corrige essa oscilação de forma precisa e rápida, aumentando a estabilidade e a segurança de redução até chegar à velocidade de cruzeiro.

Em cooperação com a The Goodyear Tire & Rubber Company, a ZF integrou o Goodyear SightLine no ecossistema cubiX. Isso fornece mais dados sobre pneus e condições da estrada ao software de controle de movimento do veículo. As tecnologias de inteligência de pneus da Goodyear podem detectar situações de aquaplanagem numa fase inicial e recomendar velocidades ideais para melhor controle do veículo. Se for detectado um risco aumentado de aquaplanagem, o cubiX reduz a velocidade, apoia o condutor na sua reação e ajuda a estabilizar o veículo.

Para ver e baixar um vídeo mostrando o funcionamento do controle de movimento de veículos cubiX, clique aqui.

Fonte: MM Editorial

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Vendas de veículos eletrificados crescem 146% no 1.º semestre

Próximo

Expansão da rede de concessionárias no Brasil impulsionada por Carros Chineses

Pular para o conteúdo