Com a tecnologia steer-by-wire da ZF, um atuador mecatrônico entre as rodas atua como a única fonte de força da direção

ZF inicia produção em série da direção Steer-by-Wire na montadora chinesa NIO

8 minutos de leitura

• A ZF equipa o veículo NIO ET9 com tecnologia de direção por cabos, steer-by-wire

• O grupo tecnológico é líder no desenvolvimento e produção de sistemas by-wire, como freios e direção, eliminando conexões mecânicas e fluidos do sistema 

• A ZF amplia sua presença no mercado de chassis by-wire, com novos lançamentos e pedidos na América e Europa

A ZF está equipando o modelo elétrico ET9, da montadora chinesa NIO, com a mais recente geração de seu sistema steer-by-wire. A empresa fornece o atuador do volante, responsável pelo controle da direção e pela simulação da sensação de condução, além do atuador redundante da caixa de direção e do software associado. Com isso, o Smart Electric Executive Flagship circula sem conexão mecânica entre o volante e as rodas dianteiras. Graças à sua nova Divisão de Solução deChassis criada no início de 2024, a ZF oferece um portfólio completo de sistemas de direção e frenagem eletrônicos, além de suspensões controladas eletronicamente. Quando combinados ao software cubiX, desenvolvido pela própria ZF, esses sistemas formam a base dos veículos definidos por software.

“Trazemos aos clientes a direção do futuro. Com nosso sistema steer-by-wire pronto para produção, iniciamos a era dos veículos definidos por software. Com um portfólio completo de tecnologias by-wire inovadoras, somos um fornecedor altamente procurado e um dos principais impulsionadores das tecnologias de chassis do futuro”, afirma o Dr. Peter Holdmann, membro do Board Mundial da ZF e Head da Divisão de Soluções de Chassis.  

“Na NIO, buscamos inovações revolucionárias que transformam a experiência de condução premium. A tecnologia steer-by-wire é fundamental para os veículos definidos por software, proporcionando maior conforto, máxima precisão dinâmica e uma plataforma tecnológica preparada para o futuro”, diz Danilo Teobaldi, Engenheiro-Chefe Principal da NIO.

“Nossa colaboração com a ZF, líder global em soluções automotivas de alta qualidade, reflete nossa ambição de estabelecer novos padrões no setor ao lançar nossos veículos elétricos inteligentes no mercado global. Desde a assinatura da parceria estratégica com a ZF em 2022 até a industrialização dessa tecnologia, demonstramos nossa capacidade de executar e entregar soluções inovadoras. Juntos, estamos moldando o futuro da mobilidade inteligente e eletrificada”, afirma Teobaldi. 

Steer-by-Wire: Vantagens nas mãos

No sistema de direção steer-by-wire da ZF, um atuador mecatrônico entre as rodas é a única fonte de potência de direção. Não há mais uma conexão mecânica entre o volante e a caixa de direção. Os comandos de direção são emitidos por um atuador de volante no cockpit, que tem um sensor de ângulo de rotação correspondente. Um acionamento elétrico – a chamada unidade de feedback de torque – reproduz a sensação natural da direção e o feedback da estrada. O sistema ZF ajusta a relação de direção individualmente para que a relação do ângulo do volante para o ângulo da roda seja adaptada de forma ideal em diferentes velocidades ou situações de direção.

Além disso, a tecnologia permite o desenvolvimento de volantes mais compactos, que reduzem a necessidade de movimentação excessiva ao estacionar e melhoram a manobrabilidade em baixas velocidades. Quando combinada à direção traseira mecatrônica AKC (Active Kinematics Control da ZF, o sistema aumenta significativamente o conforto ao dirigir veículos elétricos com entre-eixos alongado. O condutor pode ajustar a sensação da direção entre um modo esportivo e direto ou uma condução mais suave e relaxada.

Também é possível desenvolver novos volantes mais compactos que não exijam mais que os motoristas troquem de pegada ao estacionar. No geral, isso leva a uma manobrabilidade significativamente melhor, pois o ângulo do volante é reduzido ao estacionar ou durante manobras de direção lenta. Combinado com a direção mecatrônica de roda traseira AKC da ZF, o conforto ao dirigir também aumenta significativamente em veículos elétricos com uma distância entre eixos estendida. O prazer de dirigir é mantido – a sensação da direção pode ser ajustada de esportiva e direta para confortável e relaxada. E sem uma coluna de direção, a segurança do motorista é aumentada em caso de acidente.

A tecnologia steer-by-wire da ZF é, portanto, um desenvolvimento adicional da direção elétrica assistida, ideal para veículos elétricos e automatizados.

Divisão de Soluções de Chassis tem pedidos em diferentes regiões

Além da NIO, uma segunda grande montadora global já adotou a tecnologia steer-by-wire em escala industrial, e há novos pedidos de clientes na Europa.

“A produção em série confirma que nossa estratégia está correta e bem-sucedida.  Com um portfólio completo de hardware e software para controle dinâmico de veículos, oferecemos soluções para movimentação vertical, lateral e longitudinal e expertise em sistemas de uma única fonte. Dessa forma, participamos ativamente da transformação para veículos definidos por software”, diz o Dr. Peter Holdmann. 

Em janeiro de 2024, a ZF unificou as divisões de Tecnologia de Segurança Ativa e de Tecnologias para Chassis de Carros de Passeio para maximizar o potencial do mercado de chassis do futuro e continar a atuar como líder em inovação. Essa reestruturação criou uma nova potência na indústria. 

Como resultado direto dessa reorganização, a ZF anunciou um grande pedido de sistemas de freio brake-by-wire no início do ano: quase cinco milhões de veículos de uma montadora global serão equipados com sua tecnologia de frenagem eletromecânica.

Com o portfólio mais abrangente de tecnologias by-wire, que não requerem conexões mecânicas e fluidos hidráulicos, a ZF desempenha um papel de liderança no desenvolvimento e industrialização de sistemas de chassis modernos.

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