Projeto em parceria com o IQA ajuda a impulsionar a sustentabilidade no setor de reparação automotiva; projeto é uma das iniciativas da companhia para contribuir com o desenvolvimento de seus parceiros de negócio
Há três anos, a Zurich Seguros associou-se ao Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) para implantar a Certificação Selo Verde – a primeira do gênero em toda a indústria seguradora brasileira, que reconhece as oficinas mecânicas parceiras que adotam práticas de sustentabilidade em seus negócios. Este ano, a companhia está completando 300 oficinas certificadas.
Esse número representa 45% de todas as oficinas referenciadas pela companhia. “A expansão de estabelecimentos com Selo Verde reflete o compromisso da Zurich com a sustentabilidade, não apenas a nível interno de seus processos, mas também nos serviços ofertados aos clientes e no engajamento de seus parceiros”, diz Fabio Santos Silva, superintendente de sinistros da Zurich Seguros.
O Projeto Selo Verde foi desenvolvido para fomentar práticas sustentáveis no setor de reparação automotiva, com um rigoroso processo de certificação baseado em mais de 50 critérios. As oficinas participantes são avaliadas em pontos como aderência à legislação ambiental, calibração de ferramentas, economia de água e energia, descarte sustentável de resíduos sólidos e líquidos, e bem-estar dos colaboradores. A classificação é dividida em três níveis: Ouro (acima de 90% da pontuação possível), Prata (entre 76% e 90%) e Bronze (de 50% a 76%).
O Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) é o responsável pela certificação, sendo uma entidade imparcial e acreditada pelo INMETRO. Contratado e remunerado pela Zurich, o IQA assegura que os padrões ambientais sejam rigorosamente seguidos, garantindo a credibilidade do processo.
Atualmente, 35% de todos os reparos de automóveis seguradoras pela Zurich já estão sendo realizados em oficinas Selo Verde, com um NPS (Net Promoter Score, ou avaliação dos clientes) cerca de 7 pontos maior do que as oficinas não-certificadas. Além disso, de 2021 até julho de 2024, o projeto já demonstrou resultados ambientais expressivos, com a reciclagem de 285 toneladas de sucata, 118 toneladas de papelão e plástico, além da correta destinação de 63 mil litros de óleo contaminado.
“Esses impactos são mensurados por meio de KPIs que são apurados mensalmente, garantindo que as oficinas continuem aprimorando seus processos e, eventualmente, melhorem sua classificação”, explica Fabio.
As oficinas que alcançam a certificação Selo Verde não apenas contribuem para um futuro mais sustentável, como também têm benefícios comerciais. Elas ganham prioridade no encaminhamento de clientes Zurich e recebem remuneração diferenciada, de acordo com a classificação obtida.
O processo de certificação engaja os colaboradores em uma cultura de sustentabilidade, tornando as práticas ambientais parte do cotidiano das operações e contribuindo para a redução de custos. Isso sem contar o fato de que as oficinas atendem à várias seguradoras, e não apenas a Zurich – o que amplia ainda mais o impacto positivo da inovação.
Efrem Azzoni, proprietário da oficina Estufa 4 Rodas, de São Bernardo do Campo (oficina certificada com o Selo Verde desde 2021), afirma que o projeto trouxe melhorias ao atendimento ao cliente, limpeza da oficina, relacionamento e organização dos funcionários, além de maior controle e redução do consumo de água e energia. “Eu recebo o feedback dos clientes, eles vêm a placa do Selo na parede, agradecem e se sentem mais seguros por estamos trabalhando nesse sentido, de manter a sustentabilidade em nossas operações”, pontua.
A Zurich não pretende parar por aí. Fabio diz que a empresa já está desenvolvendo um projeto para criar um grupo de acesso destinado às oficinas que ainda não atingiram os requisitos para a certificação, mas que desejam evoluir seus processos para se tornarem elegíveis. A longo prazo, o objetivo é que 100% das oficinas credenciadas pela seguradora possuam a certificação Selo Verde, ampliando ainda mais o impacto ambiental positivo da iniciativa.
“O foco é garantir um atendimento de confiança, especialmente no momento crítico de um sinistro, fortalecendo a relação entre cliente, corretor e seguradora”, pontua o executivo.
Benefícios para oficinas e clientes
Com a meta de promover um setor de reparação automotiva mais sustentável e que proporcione a melhor experiência aos seus clientes, a Zurich continua avançando em seu compromisso de apoiar seus parceiros no desenvolvimento de seus negócios, seja com benefícios exclusivos, seja com o aprimoramento contínuo.
Além do programa de certificação Selo Verde, a companhia tem consultores dedicados por região e oferece às oficinas parceiras um sistema de orçamentação moderno com IA, que facilita e agiliza a confecção de orçamentos. As oficinas também têm acesso ao Timeline, um serviço que permite ao cliente acompanhar, em tempo real, todo o processo de reparo do veículo, agregando mais confiabilidade e transparência ao trabalho dos parceiros.
Para incentivar que os clientes optem pela reparação nas oficinas parcerias, a Zurich oferece ainda uma série de benefícios exclusivos, como a garantia de um ano nos reparos, o uso de peças novas, a prioridade no atendimento e agilidade no conserto, a liberação imediata do carro reserva e o desconto de R$ 400 na franquia – que pode chegar a R$ 1.200, caso o cliente conte com outros produtos da companhia, como o seguro residencial e o seguro de vida.
“Esses benefícios agregam valor ao trabalho desenvolvido pelas oficinas e proporcionam mais tranquilidade para os segurados que buscam um serviço de confiança e qualidade”, pontua Fabio. “Acompanhamos e reconhecemos continuamente o trabalho desenvolvido nas oficinas parceiras, com o objetivo de contribuir para o seu desenvolvimento e para que, juntos, possamos ofertar a melhor experiência aos nossos clientes”, finaliza o executivo.